terça-feira, 4 de junho de 2013

Uma experiência inesquecível...

                                                            "Oh ! que saudades que eu tenho"
Como é agradável  nos lembrarmos de nossas experiências, dificilmente reservamos um tempo para esse exercício. Nossa vida é muito corrida, lemos vários textos de alunos, de autores, nos deliciamos com ótimos livros,  mas quando separamos uma horinha para escrevermos um pouco, expressarmos nossas ideias e sentimentos? Eu, particularmente, é raro.
Estudei em escola pública e poucos foram os incentivos para leitura extraclasse, entretanto tive bastante contato com os poemas, me deliciava com as rimas e os sentimentos despertados ao recitá-los. Meu predileto era "Meus oito anos" de Casimiro de Abreu. Nas comemorações cívicas, sempre estava lá apresentando um poema decorado.
Em casa, não possuía muitos livros, um dia brincando de casinha, coincidentemente estava com oito anos, encontrei um livro de admissão para o ginásio de meu tio Zeca e, ao folhá-lo, encontrei vários poemas. Foi uma surpresa maravilhosa, pois agora os tinha só para mim, não precisaria dividi-los com ninguém... e a partir daquele dia, a declamação de poemas foi incluída em minhas brincadeiras vespertinas. Como era prazeroso recitá-los em voz alta, apesar de sempre serem os mesmos,  conseguia sentir novas emoções. Às vezes, até pegava uma fita k7 e gravava-os.
E foi assim que aos poucos surgia o gosto pela literatura, aos quatorze anos, fui pela primeira vez à Biblioteca Municipal de São Bernardo, saía da aula de Inglês e ficava admirando-a, até que certo dia, resolvi adentrá-la, fiquei extasiada pelo mundo que estava à minha frente. E dentre vários livros escolhidos para leitura, estava Macunaíma de Mário de Andrade, provavelmente pela pouca idade não o entendi  muito, contudo a minha realização de estar com Macunaíma em mãos me fazia feliz e entregue a esse mundo tão fascinante e infinito da literatura.
                                                                                 Rosemeire R Jacobucci

Nenhum comentário:

Postar um comentário