sábado, 15 de junho de 2013

Avestruz


Por Rosemary
Situação de aprendizagem (6º Ano)-Texto Avestruz
1)Você tem algum animal de estimação?Qual?Faça um comentário sobre ele.
2)Já viu um avestruz?Pesquise sobre o animal e faça uma ilustração.
3)Leia até o penúltimo parágrafo.Agora dê um  final para a história.
4)Utilizando a tecnologia (DVD,Data Show), o professor mostrará aos alunos informações sobre o animal (habitat, alimentação, tamanho, peso aproximado).Com base no que foi visto, o aluno responderá as seguintes questões interdisciplinares:
a)Levando em consideração que um avestruz pesa 120 quilos e uma gaivota 2.Quantas gaivotas seriam necessárias para alcançar o peso de um avestruz?
b)Localize as cidades de São Paulo e Florianópolis no mapa do Brasil.Em que regiões estão localizadas?
5)Segundo o narrador, o avestruz é "um erro da natureza".Explique com suas palavras essa afirmação.
6)De acordo com o texto, por que você acha que o garoto resolveu mudar de ideia?
7)Imagine um avestruz morando em um apartamento em plena cidade de São Paulo.Crie uma história, contando essa aventura.
8)Passeio ao zoológico (estudo de campo), descrição dos animais vistos, inclusive do avestruz.
9)Discussão com o grupo.Você gostou do texto lido?Justifique sua resposta.

As questões acima envolvem conhecimento de mundo, levantamento e checagem de hipóteses, inferências globais, localização de informações, elaboração de apreciações estéticas ou afetivas, entre outros.Devemos auxiliar o aluno a observar  as entrelinhas que o texto traz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário