terça-feira, 4 de junho de 2013


Por Rosemary

Deixo aqui a história de minha alfabetização
Lembro-me da escola onde eu estudava, ficava na Cidade de Mauá, era estadual e chamava Chácara Falchi; hoje até o nome mudou como o próprio curso de minha trajetória.Escola de bairro, população simples, foi ali que escrevi minhas primeiras letras, embora já conhecesse o alfabeto, pois havia completado o Pré-Primário com a professora Verinha.Ia ao colégio Falchi, que ficava numa rua de terra, acompanhada por minha mãe e vestida com uma saia, blusinha vermelha, chinelos de dedo, lencinho branco na cabeça e, não poderia me esquecer do avental, com o símbolo da escola ao peito.
A professora da primeira série, uma senhora de óculos fundo de garrafa, se não me engano, chamava-se d. Cleuza, recebeu-me com muito carinho e apresentou à classe a cartilha Caminho Suave(hoje tão criticada pela moderna Pedagogia).
O tempo foi passando e começaram a surgir alguns medos em minha cabeça de criança inocente, o maior deles era a tal Revista que acontecia sempre  de surpresa quando a professora resolvia olhar a cabeça dos alunos e, na minha, sempre encontrava aqueles temíveis bichinhos denominados piolhos.Era o momento do gancho, ficar em casa até que a cabeça ficasse bem limpa.
Quando voltava, queria folhear mais e mais minha tão preciosa cartilha, ler os textos com um imenso prazer:"Ivo viu a uva";"...a barriga do bebê...";...o z da zabumba..."Que interessante!!!
Até hoje sinto saudades, mas o tempo passou, fui crescendo e comigo o desenvolver de minha leitura e escrita, era aluna aplicada, costumava fazer as lições de casa, escrevia os textos propostos com amor, gostava muito quando os professores entregavam corrigidas as minhas redações e procurava aprender através dos erros.O essencial é que tinha a presença de meu velho pai que me ajudava nas mais diversas lições, sobretudo na principal, a lição da vida.
Meu nome é Rosemary, sou professora da EE Prof.Wanda Bento Gonçalves, tenho 41 anos e amo lecionar, sou grata a Deus por ter me dado a chance de trabalhar com crianças e adolescentes e ensiná-los um pouco do que  sei, mas o principal e levar a eles o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário